Como qualquer outra pessoa, a criança precisa de documentos para viajar:
- Se for para DENTRO do país, lembre-se sempre de levar a Certidão de Nascimento dele ORIGINAL mesmo viajando em companhia dos pais! Muitos hotéis e pousadas pedem…e saiba que as companhias aéreas não aceitam xerox! Algumas empresas aceitam cópia autenticada da Certidão de nascimento. Mas já vi algumas recusarem também. Na dúvida, eu não arriscaria!
Melhor ainda é fazer diretamente sua Carteira de Identidade, assim o papel a levar é menor! E o lado bom, é que ela é gratuita! Leve a Certidão de Nascimento original da criança e uma cópia, junto com a sua identidade e uma cópia para um posto do Detran. Se o bebê for muito pequeno, leve uma foto 3×4 fundo branco, senão, eles tiram a foto lá mesmo. Vão tomar as impressões digitais de todos os dedos da criança, mesmo que ela tenha alguns dias, e a carteira fica pronta em menos de um mês. Essa é uma opção bem prática para quem vai viajar para a América do Sul!
- Se for para FORA do país, o bebê ou criança deve ter um Passaporte. No Rio de Janeiro, ele pode ser feito no Aeroporto Internacional (3° andar, Terminal I), e certamente mais prático (e muito menos cheio!), no Shopping Leblon, no Shopping Rio Sul ou no Via Parque! O agendamento deve ser feito por Internet, e vocês devem escolher o dia e hora de atendimento (ver a lista de documentos necessários para menores de idade, inclusive autorização de ambos pais)!
A foto pode ser tirada lá na hora mesmo (eu cheguei a fazer uma foto no fotógrafo, porque pensei que a minha filha fosse pequena demais, mas eles acabaram refazendo a foto na hora): levanta-se a criança por baixo dos braços, e tira-se uma foto rápida, pois o pimpolho tem que olhar para a câmera e não chorar!
IMPORTANTE: a criança deve estar presente na hora da solicitação do passaporte (claro, tiram a foto dela!), mas também uma semana depois, na entrega do documento! Além disso, não esqueçam da certidão de nascimento ou RG da criança e o RG da pessoa responsável que vem buscar o passaporte.
=> O passaporte deve ser refeito a cada número de anos que a criança tem: se ela tem menos de 1 ano, o passaporte será valido por 1 ano, se ela tem 2, será renovado em 2, e etc até os 5 anos; daí para a frente passa a ser renovado de 5 em 5 anos. Dá trabalho, e obviamente, paga-se uma taxa a cada vez, mas eu achei interessante, pois outros países não fazem assim (e falo por experiência própria, pois a nossa filha tem 2 passaportes de nacionalidades diferentes). Eu achei mais seguro: evita que qualquer pessoa possa viajar com uma criança no lugar de outra: imaginem viajar com uma criança de 4 anos, mostrando seu passaporte com a sua foto aos 4 meses! E vocês sabem que elas mudam muito nessa fase bebê!
DICA IMPORTANTE: o novo modelo de passaporte (azul) não mostra a filiação, por isso, quando forem viajar, levem a certidão de nascimento ou identidade junto para comprovar a filiação. Levem todos os documentos para evitar dores de cabeça!
Outra segurança na hora de viajar para fora do país é a Autorização de viagem (ver formulário) que deve ser preenchida se a criança não viaja com os DOIS pais (e até os seus 18 anos). Ou seja, normalmente, o pai ou a mãe não consegue sair do país com a criança, sem a autorização do outro pai que não viaja. A Autorização deve ser feita em 2 exemplares, ter período de validade, foto, ser assinada e ter reconhecimento de firma. No check in, a Companhia aérea já pede para ver essa autorização; em seguida, ela será deixada na hora do embarque, no controle dos passaportes, passando pela Polícia Federal.